MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA POSSIBILIDADE
Alfredina Nery
AS MODALIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
PEDAGÓGICO
As atividades discutidas a seguir levam em
conta algumas possibilidades de integração/articulação entre as áreas do
conhecimento, não só como processo de trabalho do(a) professor(a), na sala de aula,
como da própria escola, como coletividade. Selecionamos as modalidades que nos parecem contribuir
bastante com a organização do tempo pedagógico: atividade permanente,
sequências didáticas e projetos.
ATIVIDADE PERMANENTE
1 -
O que é
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal
que objetiva uma familiaridade maior com o objeto de estudo um assunto/tema de
uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de
conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer
arte, experiências científicas, etc. Tenham, ainda, a oportunidade de falar
sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira “comunidade”.
Alguns
exemplos:
·
“Você sabia?” – momento em que se discutem
assuntos/temas de interesse das crianças. “Como viviam os dinossauros?” “Por
que a água do mar é salgada?” “Como as crianças indígenas brincam?”.
·
Notícia da hora: momento reservado às notícias
que mais chamaram a atenção das crianças na semana.
·
Nossa semana foi assim... momento em que se
retoma, de forma sucinta, o trabalho desenvolvido e se auxilia as crianças no
relato e na síntese do que aprenderam; em que a memória de um pode/deve ser
complementada com a fala do outro;
·
“Vamos brincar?” momento em que se “brinca por brincar”, em
pequenos grupos, meninas com meninos, só meninas, só meninos, em duplas, em
trios, sozinhos. É hora de o professor/a professora garantir a brincadeira,
organizando, com as crianças, tempos, espaços e materiais para esse fim.
·
Fazendo arte: momento reservado para as
crianças conhecerem um artista específico (músico, poeta, pintor, escultor,
etc.): sua obra, sua vida.
·
Cantando e se encantando – momento em que se
privilegiam as músicas que as crianças conhecem e gostam de cantar, sozinhas,
todas juntas. É hora também de ouvir músicas de estilos e compositores
variados, como forma de ampliação de repertório e gosto musical.
·
No mundo da arte – momento em que se organizam
idas dos estudantes a exposições, apresentações de filmes, peças teatrais,
grupos musicais
·
Leitura
: momento planejado e sistematizado dentro do planejamento, seja pela
leitura em voz alta, leitura compartilhada, leitura silenciosa, etc.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1 - O que é
As sequências didáticas pressupõem um trabalho
pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado
período estruturado pelo(a) professor(a), criando-se, assim, uma modalidade de
aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, parte de objetivos
e seguem essa organização didática.
PROJETO
1 - O que é
Essa modalidade de
organização do trabalho pedagógico prevê um produto final (publicação da
pesquisa) cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo,
divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia.
Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia
pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto.
O projeto se inicia com uma problematização/pergunta/
hipótese e a partir disso é planejado um ciclo investigativo. O ciclo
investigativo é desenvolvido por um
determinado tempo em busca de uma resposta/resolução de problemas, culminando
em uma publicação da pesquisa (ciclo
investigativo).
O projeto é um trabalho articulado em que as crianças usam
de forma interativa as quatro atividades linguísticas básicas — falar/ouvir,
escrever/ler, a partir de muitos e variados gêneros textuais, nas várias áreas
do conhecimento, tendo em vista uma situação didática que pode ser mais
significativa para elas.
O
projeto é uma estratégia de trabalho em equipe que favorece a articulação entre
os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras
áreas do conhecimento, na solução de um dado problema. Conceitos, procedimentos
e valores apreendidos durante o desenvolvimento dos estudos das diferentes
áreas podem ser aplicados e conectados, ao mesmo tempo que novos conceitos,
procedimentos e valores se desenvolvem. Um projeto envolve uma série de
atividades com o propósito de produzir, com a participação das equipes de
alunos, algo com função social real: um jornal, um livro, um mural, etc.
Todo
projeto é desenhado como uma sequência de etapas que conduzem ao produto
desejado, todas elas compartilhadas com os alunos. De modo geral: a definição do
tema; a escolha do problema principal que será alvo de investigação; o
estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários e suficientes para que o
aluno realize o tratamento do problema colocado; o estabelecimento das
intenções educativas, ou objetivos que se pretende alcançar pelo projeto; a
seleção de atividades para exploração e fechamento do tema; a previsão de modos
de avaliação dos trabalhos do aluno e do próprio projeto.
Ao
planejar o projeto, o professor precisa delimitar o campo de investigação sobre
o tema, abrangendo conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais pertinentes e possíveis,
considerando as características do ciclo a que o projeto se destina. Os
conteúdos do projeto dizem respeito àqueles em desenvolvimento e a outros, novos,
que representam acréscimo à compreensão do tema. É necessário que o professor
elabore e apresente aos alunos um roteiro contendo os aspectos a serem
investigados, os procedimentos necessários, as atividades a serem realizadas e
os materiais necessários. É importante, ainda, que se esclareçam as etapas da
investigação e o modo de organização dos dados obtidos.
Socialização DO PROJETO
Atividades de fechamento de um projeto devem
ter como intenção:
a)
reunir e organizar os dados, interpretá-los e responder ao problema
inicialmente proposto, articulando as soluções parciais encontradas no decorrer
do processo;
b)
organizar apresentações ao público interno e externo à classe. Dependendo do
tema e do ciclo que realizou o projeto as apresentações podem incluir
elaboração de folhetos, jornal, cartazes, dramatizações, maquetes, exposições
orais e seminários, ou exposição de experimentos (feira de ciências).
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 136p.
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