Língua Portuguesa – Ciclo II
São 15 descritores subdivididos em 06 tópicos.
Tópico I – Procedimento de leitura
D1 - Localizar informações explícitas do texto
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto
D6 - Identificar o tema de um texto
D11 - Distinguir um fato da opinião relativa deste fato
Tópico II – Implicações do suporte, do gênero, e/ ou do Enunciador na
compreensão de texto
D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.)
D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Tópico III – Relação entre texto
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar a informação na comparação
de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.
Tópico IV – Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa
D8 - Estabelecer relação de causa/ consequência entre partes e elementos
do texto
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Tópico V – Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D14 – identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
de outras notações
Tópico VI – Variação Linguística
D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor de um texto
Matemática
São 28 descritores subdivididos em 04 temas.
São 28 descritores subdivididos em 04 temas.
Tema I - Espaço e Forma
D1 - Identificar a localização
/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 - Identificar propriedades comuns e
diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras
tridimensionais com suas planificações.
D3 - Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de
ângulos.
D4 - Identificar quadriláteros
observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
perpendiculares).
D5 - Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou
redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Tema II - Grandezas e Medidas
D6 - Estimar a medida de grandezas
utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 - Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
D8 - Estabelecer relações entre
unidades de medida de tempo.
D9 - Estabelecer relações entre o
horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou
acontecimento.
D10 - Num problema, estabelecer trocas
entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus
valores.
D11 - Resolver problema envolvendo o
cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 - Resolver problema envolvendo o
cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas
quadriculadas.
Tema III - Números e Operações /
Álgebra e Funções
D13 - Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e
trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 - Identificar a localização de
números naturais na reta numérica.
D15 - Reconhecer a decomposição de
números naturais nas suas diversas ordens.
D16 - Reconhecer a composição e a
decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 - Calcular o resultado de uma
adição ou subtração de números naturais.
D18 - Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 - Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar,
alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma
transformação (positiva ou negativa).
D20 - Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão:
multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular
e combinatória.
D21 - Identificar diferentes
representações de um mesmo número racional. D22 - Identificar a localização de
números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
D23 - Resolver problema utilizando a
escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D24 - Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados.
D25 - Resolver problema com números
racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da
adição ou subtração.
D26 - Resolver problema envolvendo
noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Tema IV - Tratamento da Informação
D27 - Ler informações e dados
apresentados em tabelas.
D28 - Ler informações e dados
apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Wynn Hotel Las Vegas & Encore - MapyRO
ResponderExcluirWynn Las Vegas and 충청북도 출장마사지 Encore Hotel Casino 과천 출장마사지 in Las Vegas, Nevada. 3131 Las Vegas Blvd South, Las Vegas, NV 제천 출장안마 89109. Get 여주 출장안마 Directions. Phone. (702) 770-7070. 경산 출장샵