quarta-feira, 27 de julho de 2016

Avaliação institucional do 1º ano do ensino fundamental

Olá,

Como já sabem, sou coordenadora pedagógica e para acompanhar as aprendizagens dos alunos, juntamente com minhas parceiras de trabalho, planejamos uma avaliação institucional para podermos  mapear as maiores dificuldades das crianças por ano ciclo e assim pensarmos em propostas formativas para a formação dos professores conforme o resultado das avaliações. 
O trabalho foi árduo, porem muito significativo para a gestão e para os novos rumos formativos da escola.
Segue abaixo a avaliação institucional do primeiro ano.  Desde já esclareço que buscamos como referencia, algumas atividades da Provinha Brasil.

Segue abaixo o mapeamento realizado por mim:



Ações da coordenação pedagógica  
Mapeamento das aprendizagens das crianças do
1º ano do Ensino Fundamental
Turma :________________ Professor __________Período_______


Nome das
Crianças
Reconhece o alfabeto
Hipótese de escrita
Fase do desenho
Contagem
Reconhecimento numérico até...
Faz adição
Faz subtração
Obs:









































































































































Professor(a)/Aplicador(a): leia para os alunos SOMENTE as instruções em que aparece o megafone. Repita a leitura, no máximo, duas vezes.
QUESTÃO 1
Veja o objeto desenhado:
Faça um X no quadradinho onde está escrito o nome do objeto.
Vocês vão ler sozinhos cada palavra e vão fazer um X somente no quadradinho em que aparece o nome do objeto. Respondam silenciosamente e não mostrem a resposta para os colegas.


QUESTÃO 2
Veja a figura e depois faça um X no quadradinho onde está escrito o que você vê.

QUESTÃO 3
Faça um X no quadradinho onde estão escritas as letras X, B, J.
Lista de palavras e frase para sondagem 
APONTADOR
CANETA
COLA 
GIZ 

EU USO A CANETA 




QUESTÃO 5
Veja a fila de crianças:
Faça um X no quadradinho que mostra o número de crianças que estão  na fila.


QUESTÃO 6
Pedro está participando de um jogo de tabuleiro e sua peça parou no lugar mostrado a seguir.
Faça um X no quadradinho que mostra o número do lugar em que a peça de Pedro está.


QUESTÃO 7
Veja os lápis de Mariana.
Mariana deu 6 desses lápis para sua irmã.
U Marque um X no quadradinho que indica com quantos lápis Mariana ficou.


QUESTÃO 8
João tem mais peixes que Vânia.
Faça um X no quadradinho que mostra quantos peixes João tem a mais
que Vânia. Veja.


QUESTÃO 9
Observe a tabela.
Faça um X no quadradinho que indica o número de dias da gestação do coelho.



QUESTÃO 10
João tem 10 tampinhas no bolso e 6 tampinhas na mão.
Marque um X no quadradinho que indica o número total de tampinhas que João tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário