Neste texto o professor já tem as marcações de maneira a intervir para trabalhar com as inferências.
·
Apresentar as figuras e levantar os
conhecimentos prévios;
·
Ler a fábula e fazer as perguntar;
·
Ler novamente sem interrupções;
·
Apresentar a Bibliografia da Monteiro
Lobato e a imagem do seu livro de Fábulas;
O ratinho, o gato e o galo
1-Certa manhã um
ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar
relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos.( O Ratinho saiu de casa para?)
Admirou a luz do sol, o verdor das
árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou
penetrando no quintal duma casa da roça.
—
Sim senhor! É interessante isto!
Examinou
tudo minuciosamente, farejou a tulha de milhão e a estrebaria. Em seguida notou
no terreiro um certo animal de belo pêlo que dormia sossegado ao sol. Aproximou-se
dele e farejou-o sem receio nenhum. ( Que bicho era
esse?), ( O que acontece quando o rato encontra esse animal)
Nisto
aparece um galo, que bate as asas e canta.
O
ratinho por um triz não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um
raio para a toca. Lá( Lá aonde?) contou à mamãe
as aventuras do passeio.
—
Observei muita coisa interessante — disse ele— mas nada me impressionou tanto
como dois animais que vi no terreiro. Um, de pêlo macio e ar bondoso,
seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente e lamentei que
estivesse a dormir, impedindo-me assim de cumprimentá-lo. O outro... Ai, que
ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico
pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador (O quê a
reticências indica aqui?). Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e
soltou um có-ri-có-có tamanho ( A palavra tamanho pode
ser substituída por?) que quase
cai de costas.( Tem sentido semelhante a?) Fugi.
Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato que
tamanha destruição faz no nosso povo.
A
mamãe-rata assustou-se e disse:
— Como te enganas, meu filho! O
bicho de pêlo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e
espaventado, de olhar feroz e crista rubra, o outro, filhinho, é o galo, uma
ave que nunca fez mal nenhum.
·
Quando o ratinho descreve o gato para a mãe, percebe-se que o gato
não o assusta por quê?
·
Como o ratinho descreve o galo?
·
O Ratinho enganou-se em relação ao galo e ao gato por quê?)
·
Quem vê cara, não vê coração é fala de quem?
As aparências enganam. Aproveita,
pois, a lição e fica sabendo que —
Quem vê cara não vê coração.
(LOBATO,
Monteiro. Obra infantil completa.
Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
Observações
sobre Monteiro Lobato:
-
"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para
crianças um livro é todo um mundo."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."
Lobato
não só escreveu algumas versões das Fábulas de esopo, como também criou as suas
próprias: Ele tem versão da Lebre e a tartaruga e a Raposa e as uvas por exemplo!!
Descritores
trabalhados:
1-
Localizar informações explícitas em um texto- D1
2-
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem
a narrativa-D7
3-
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato-D11
4-
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão-D3
5-
Identificar o efeito de sentido de corrente a pontuação e de outras
notações-D14
6-
Inferir uma informação implícita em um texto-D4
7-
Identificar o conflito gerador e os elementos que constroem a
narrativa-D7
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