quinta-feira, 28 de julho de 2016

Formação de Língua Portuguesa - Sequencia didática "O ratinho, o gato e o galo" - trabalhar inferência e descritores

Material fornecido e trabalhado na formação de Práticas de linguagem - Alfredina Nery

Neste texto o professor já tem as marcações de maneira a intervir para trabalhar com as inferências.


·         Apresentar as figuras e levantar os conhecimentos prévios;
·         Ler a fábula e fazer as perguntar;
·         Ler novamente sem interrupções;
·         Apresentar a Bibliografia da Monteiro Lobato e a imagem do seu livro de Fábulas;
O ratinho, o gato e o galo
1-Certa manhã um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos.( O Ratinho saiu de casa para?)
            Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa da roça.
— Sim senhor! É interessante isto!
Examinou tudo minuciosamente, farejou a tulha de milhão e a estrebaria. Em seguida notou no terreiro um certo animal de belo pêlo que dormia sossegado ao sol. Aproximou-se dele e farejou-o sem receio nenhum. ( Que bicho era esse?), ( O que acontece quando o rato encontra esse animal)
Nisto aparece um galo, que bate as asas e canta.
O ratinho por um triz não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá( Lá aonde?) contou à mamãe as aventuras do passeio.
— Observei muita coisa interessante — disse ele— mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um, de pêlo macio e ar bondoso, seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente e lamentei que estivesse a dormir, impedindo-me assim de cumprimentá-lo. O outro... Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador (O quê a reticências indica aqui?). Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho ( A palavra tamanho pode ser substituída por?)  que quase cai de costas.( Tem sentido semelhante a?) Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato que tamanha destruição faz no nosso povo.
A mamãe-rata assustou-se e disse:
            — Como te enganas, meu filho! O bicho de pêlo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, o outro, filhinho, é o galo, uma ave que nunca fez mal nenhum. 

·         Quando o ratinho descreve o gato para a mãe, percebe-se que o gato não o assusta por quê?
·         Como o ratinho descreve o galo?
·         O Ratinho enganou-se em relação ao galo e ao gato por quê?)
·         Quem vê cara, não vê coração é fala de quem?
            As aparências enganam. Aproveita, pois, a lição e fica sabendo que —
                                                         Quem vê cara não vê coração.
                       (LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
Observações sobre Monteiro Lobato:
- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."
Lobato não só escreveu algumas versões das Fábulas de esopo, como também criou as suas próprias: Ele tem versão da Lebre e a tartaruga e  a Raposa e as uvas por exemplo!!



Descritores trabalhados:
1-    Localizar informações explícitas em um texto- D1
2-    Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa-D7
3-    Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato-D11
4-    Inferir o sentido de uma palavra ou expressão-D3
5-    Identificar o efeito de sentido de corrente a pontuação e de outras notações-D14
6-    Inferir uma informação implícita em um texto-D4

7-    Identificar o conflito gerador e os elementos que constroem a narrativa-D7

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