quinta-feira, 28 de julho de 2016

Formação : Leitura em sala de aula - leitura silenciosa

Olá,

Segue material para formação de leitura!

FORMAÇÃO DE LEITURA


A leitura aperfeiçoa-se e aprofunda-se através da pluralidade das experiências e atividades de leitura. A leitura em contexto escolar deve ser motivada e finalizada. Isto é, as atividades de leitura deverão ter fundamentos claros e precisos, que constituam desafios de aprendizagem - não basta o simples “hoje vamos ler o texto da p. x…”. Como se explicita em determinado momento nas orientações de gestão do Programa, cabe ao professor criar “contextos de ensino e de aprendizagem ricos, desafiadores e significativos” (p.142). As atividades e projetos de leitura devem também ser sempre orientados para um (ou vários) propósito(s) ou finalidade(s): por exemplo, ler para identificar ideias-chave, ler para procurar informação específica; ler para identificar pontos de vista; ler para debater as posições do autor; ler para recreação. O novo Programa de Português, ao organizar-se em função dos desempenhos dos alunos, obriga-nos, enquanto docentes, a elaborar sequências didáticas que perspetivem com clareza o caminho que se pretende percorrer e onde se deseja chegar.
São as atividades que vão estabelecer uma primeira relação entre o aluno-leitor e o texto: os seus objetivos de aprendizagem, as tarefas associadas, os resultados ou produtos que se pretendem alcançar, por exemplo, devem ser claramente explicitados (cf. Crow, 2002; Ofsted, 2004).

Trabalho Prático:

Competência:
Ler para apreciar textos variados


Descritores de desempenho:
Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.

Conteúdo:
Leitura silenciosa

Material:
·         Livro
·         Textos digitalizados
·         Gravador áudio
·         Máquina fotográfica

Local onde decorreu a atividade:
Sala de exposições temporárias com as cadeiras em semi-círculo 

Apresentação:
Hoje e ao contrário do que é habitual, não vão ouvir uma história. Vou dar uma história a cada um e vão lê-la em silêncio. Têm 10 minutos para ler a história. Há várias histórias diferentes. Vão ler a história em silêncio e depois vamos falar um pouco sobre o que acabaram de ler. Podem dizer o que quiserem, falar sobre o que vos apetecer. No momento em que cada criança  falar, sobre a sua leitura, todos os colegas devem escutar em silêncio. No momento em que falarem sobre a história, levantam-se do vosso lugar e sentam-se na cadeira que está de frente para os colegas.

Atividade:
Ler a história durante 10 minutos e de seguida partilhar com os colegas a sua leitura. Dizer o que lhe apetecer sobre o texto. Os textos foram todos retirados do livro.
Fala sobre as personagens
 Qual a tua opinião sobre o texto?
Identificar palavras-chave.
O que aprendeu  de novo com o texto?
Qual o assunto do texto? Fala sobre assunto.
Que tipo de frases encontradas no texto.
Que palavras/adjetivos novos encontramos no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário