Segue material para formação de leitura!
FORMAÇÃO DE LEITURA
A leitura aperfeiçoa-se e aprofunda-se através da pluralidade das
experiências e atividades de leitura. A leitura em contexto escolar deve ser
motivada e finalizada. Isto é, as atividades de leitura deverão ter fundamentos
claros e precisos, que constituam desafios de aprendizagem - não basta o
simples “hoje vamos ler o texto da p. x…”. Como se explicita em determinado
momento nas orientações de gestão do Programa, cabe ao professor criar
“contextos de ensino e de aprendizagem ricos, desafiadores e significativos”
(p.142). As atividades e projetos de leitura devem também ser sempre orientados
para um (ou vários) propósito(s) ou finalidade(s): por exemplo, ler para
identificar ideias-chave, ler para procurar informação específica; ler para
identificar pontos de vista; ler para debater as posições do autor; ler para
recreação. O novo Programa de Português, ao organizar-se em função dos
desempenhos dos alunos, obriga-nos, enquanto docentes, a elaborar sequências
didáticas que perspetivem com clareza o caminho que se pretende percorrer e
onde se deseja chegar.
São as atividades que vão estabelecer uma primeira relação entre o aluno-leitor e o texto: os seus objetivos de aprendizagem, as tarefas associadas, os resultados ou produtos que se pretendem alcançar, por exemplo, devem ser claramente explicitados (cf. Crow, 2002; Ofsted, 2004).
São as atividades que vão estabelecer uma primeira relação entre o aluno-leitor e o texto: os seus objetivos de aprendizagem, as tarefas associadas, os resultados ou produtos que se pretendem alcançar, por exemplo, devem ser claramente explicitados (cf. Crow, 2002; Ofsted, 2004).
Trabalho Prático:
Competência:
Ler para apreciar textos variados
Descritores de desempenho:
Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.
Conteúdo:
Leitura silenciosa
Ler para apreciar textos variados
Descritores de desempenho:
Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.
Conteúdo:
Leitura silenciosa
Material:
·
Livro
·
Textos digitalizados
·
Gravador áudio
·
Máquina fotográfica
Local onde decorreu a atividade:
Sala de exposições temporárias com as cadeiras em semi-círculo
Apresentação:
Hoje e ao contrário do que é habitual, não vão ouvir uma história. Vou dar uma história a cada um e vão lê-la em silêncio. Têm 10 minutos para ler a história. Há várias histórias diferentes. Vão ler a história em silêncio e depois vamos falar um pouco sobre o que acabaram de ler. Podem dizer o que quiserem, falar sobre o que vos apetecer. No momento em que cada criança falar, sobre a sua leitura, todos os colegas devem escutar em silêncio. No momento em que falarem sobre a história, levantam-se do vosso lugar e sentam-se na cadeira que está de frente para os colegas.
Atividade:
Ler a história durante 10 minutos e de seguida partilhar com os colegas a sua leitura. Dizer o que lhe apetecer sobre o texto. Os textos foram todos retirados do livro.
Fala sobre as personagens
Qual a tua opinião sobre o texto?
Identificar palavras-chave.
O que aprendeu de novo com o texto?
Qual o assunto do texto? Fala sobre assunto.
Que tipo de frases encontradas no texto.
Que palavras/adjetivos novos encontramos no texto.
Sala de exposições temporárias com as cadeiras em semi-círculo
Apresentação:
Hoje e ao contrário do que é habitual, não vão ouvir uma história. Vou dar uma história a cada um e vão lê-la em silêncio. Têm 10 minutos para ler a história. Há várias histórias diferentes. Vão ler a história em silêncio e depois vamos falar um pouco sobre o que acabaram de ler. Podem dizer o que quiserem, falar sobre o que vos apetecer. No momento em que cada criança falar, sobre a sua leitura, todos os colegas devem escutar em silêncio. No momento em que falarem sobre a história, levantam-se do vosso lugar e sentam-se na cadeira que está de frente para os colegas.
Atividade:
Ler a história durante 10 minutos e de seguida partilhar com os colegas a sua leitura. Dizer o que lhe apetecer sobre o texto. Os textos foram todos retirados do livro.
Fala sobre as personagens
Qual a tua opinião sobre o texto?
Identificar palavras-chave.
O que aprendeu de novo com o texto?
Qual o assunto do texto? Fala sobre assunto.
Que tipo de frases encontradas no texto.
Que palavras/adjetivos novos encontramos no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário